quinta-feira, 7 de maio de 2015

Publicado 06:14:00 por com 0 comentário

Os lagos misteriosos do deserto de Badain Jaran

O Deserto de Badain Jaran ocupa partes da China e interior da Mongólia, cobrindo uma área de 49 mil quilômetros quadrados, tornando-se o terceiro maior deserto na China. Embora muitas pessoas não estão familiarizadas com este deserto, fora da China, é conhecido por ter as dunas fixas mais altas da terra. Algumas dessas dunas foram medidas para alcançar alturas de mais de 500 metros. Badain Jaran tem um clima extremamente árido, com uma precipitação anual entre 50-60 mm.
Apesar destas condições de seca, uma das características mais notáveis de Badain Jaran é a existência de cerca de 140 lagos permanentes que se encontram entre as dunas. É destes lagos que dão seu nome ao deserto, que em Mongol significa "Lagos misteriosos".

Estes lagos misteriosos são acreditados para ser alimentados por nascentes de água subterrânea que fluem sob os depósitos de cascalho e aparecem entre as dunas onde os depósitos se tornam refinados e a vazão de água é bloqueada. A origem desta água é precipitação e derretimento de neve nas montanhas que cercam as centenas de quilômetros de distância do deserto. O escoamento destas montanhas fui através das rochas fraturadas e depósitos de cascalho sob o deserto e emergem em lugares dispersos, dando origem a numerosos lagos. A maioria dos lagos são uma solução salina, o que pode ser explicado pela sua elevada taxa de evaporação. Alguns dos lagos mudam de cor devido à presença de grandes populações de algas, artemia e minerais.

Fonte: Amusing Planet

0 comentários:

Postar um comentário

Pato persegue o cão - É morrer de rir!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...